Como cadastrar um produto personalizável?

Neste artigo vamos ver o passo a passo para cadastrar um produto personalizável, isto é, um produto que pode ser personalizado pelo cliente.

Por exemplo:

  • Na área de jóias, a personalização pode ser uma gravação de nome em um anel ou pingente;
  • Na área de produtos para festa, pode ser o nome do aniversariante em convites e balões;
  • Uma pizza onde o cliente escreve os ingredientes que deseja, ou até uma observação como: “Sem orégano, por favor”.
  • Entre outras possibilidades.

Agora que você já tem uma idéia de utilização, vamos habilitar essa funcionalidade no catálogo.

1 – No Painel de Controle, acesse o menu Catálogo e clique em Configurações.

2 – Marque a opção “Habilita a personalização de produtos”. E clique em Salvar as Alterações.

3 – Se desejar, altere o texto padrão que aparecerá no campo de personalização dos produtos. Este texto é o mesmo para todos os produtos personalizáveis.

IMPORTANTE: Esta funcionalidade está disponível nos seguintes modelos de catálogo:

  • Modo WhatsApp – Com Preço
  • Modo WhatsApp – Sem Preço
  • Modo Delivery
  • Modo Pedido – Com Preço
  • Modo Pedido – Sem Preço

Ao habilitar essa funcionalidade para o catálogo, cada produto poderá ser configurado como produto personalizado.

Para configurar um produto como personalizado:

1 – Acesse a configuração do produto e vá até a aba “Inventário”.

2 – Na aba “Inventário”, há uma nova opção chamada “Produto Personalizado?”. Marque esta opção para ativar o campo de personalização do produto.

Assim, na página do seu produto no catálogo, irá aparecer um campo de texto, onde o seu cliente irá escrever o texto de personalização que ele deseja para o produto. Seu cliente irá escrever este texto antes de inserir o produto no carrinho de compras.

3 – Escreva as instruções de personalização para o seu cliente no campo “Breve descrição sobre o produto”.

Insira as instruções de personalização na última linha do campo “Breve descrição sobre o produto”, e ela aparecerá logo acima do campo de preenchimento do cliente na página do produto.

Veja abaixo como as instruções e o campo de texto de personalização aparecerem na página do produto:

E quando o cliente preencher o campo de personalização:

O sistema de catálogo irá processar as informações de personalização preenchidas pelo cliente de várias formas, de acordo com o modo de catálogo que você configurou para o seu catálogo.

Por exemplo:

  • No Modo WhatsApp, o texto de personalização:
    • será enviado na mensagem de WhatsApp, quando o cliente clicar no botão de WhatsApp na página de produto
    • será enviado para o carrinho (se o modo Carrinho estiver ativado), quando o cliente adicionar o produto ao carrinho
    • será enviado na mensagem de WhatsApp, quando o cliente clicar no botão de WhatsApp na página de carrinho
  • No Modo Pedido e Delivery, o texto de personalização:
    • será enviado para o carrinho, quando o cliente adicionar o produto ao carrinho
    • será enviado no email do pedido, para o cliente e para o administrador do catálogo
    • será armazenado no pedido, para consulta via o Painel de Controle, no menu de Pedidos
    • será enviado na mensagem de WhatsApp, quando o cliente clicar no botão de WhatsApp na página de Obrigado / Pedido Recebido.

Esta é a forma de configurar e usar a funcionalidade “Produto Personalizado” na plataforma de catálogos.

Agora é a sua vez de configurar o seu produto e partir para as vendas!