Como cadastrar um produto personalizável?

Atualizado em 29/11/2024

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Neste artigo vamos ver o passo a passo para cadastrar um produto personalizável, isto é, um produto que pode ser personalizado pelo cliente.

Por exemplo:

  • Na área de jóias, a personalização pode ser uma gravação de nome em um anel ou pingente;
  • Na área de produtos para festa, pode ser o nome do aniversariante em convites e balões;
  • Uma pizza onde o cliente escreve os ingredientes que deseja, ou até uma observação como: "Sem orégano, por favor".
  • Entre outras possibilidades.

Agora que você já tem uma idéia de utilização, vamos habilitar essa funcionalidade no catálogo.

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No Painel de Controle, acesse o menu Catálogo Online. Clique em Configurações.

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Clique na aba Produtos e Marque a opção "Habilita a personalização de produtos". E clique em Salvar as Alterações.

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Se desejar, altere o texto padrão que aparecerá no campo de personalização dos produtos. Este texto é o mesmo para todos os produtos personalizáveis.

Importante: Esta funcionalidade está disponível nos seguintes modelos de catálogo:

  • Modo WhatsApp - Com Preço
  • Modo WhatsApp - Sem Preço
  • Modo Pedido Pro
  • Modo Pedido - Com Preço
  • Modo Pedido - Sem Preço

Ao habilitar essa funcionalidade para o catálogo, você poderá configurar qual produto será um produto personalizado.

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Para configurar um produto como personalizado, acesse a configuração do produto que você deseja configurar como personalizável, e clique na aba "Inventário".

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Na aba "Inventário", há uma nova opção chamada "Produto Personalizado?". Marque esta opção para ativar o campo de personalização do produto.

Assim, na página do seu produto no catálogo, irá aparecer um campo de texto, onde o seu cliente irá escrever o texto de personalização que ele deseja para o produto. Seu cliente irá escrever este texto antes de inserir o produto no carrinho de compras.

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Escreva as instruções de personalização para o seu cliente no campo "Descrição curta do produto". Insira as instruções de personalização na última linha do campo "Descrição curta do produto", e ela aparecerá logo acima do campo de preenchimento do cliente na página do produto.

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Veja como as instruções e o campo de texto de personalização aparecerem na página do produto.

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O sistema de catálogo irá processar as informações de personalização preenchidas pelo cliente de várias formas, de acordo com o modo de catálogo que você configurou para o seu catálogo.

Por exemplo:

  • No Modo WhatsApp, o texto de personalização:
    • será enviado na mensagem de WhatsApp, quando o cliente clicar no botão de WhatsApp na página de produto
    • será enviado para o carrinho (se o modo Carrinho estiver ativado), quando o cliente adicionar o produto ao carrinho
    • será enviado na mensagem de WhatsApp, quando o cliente clicar no botão de WhatsApp na página de carrinho
  • No Modo Pedido e Pedido Pro, o texto de personalização:
    • será enviado para o carrinho, quando o cliente adicionar o produto ao carrinho
    • será enviado no email do pedido, para o cliente e para o administrador do catálogo
    • será armazenado no pedido, para consulta via o Painel de Controle, no menu de Pedidos
    • será enviado na mensagem de WhatsApp, quando o cliente clicar no botão de WhatsApp na página de Obrigado / Pedido Recebido.