Atualizado em 29/11/2024
1
Para importar novos produtos para o catálogo, você precisa criar um arquivo CSV (valores separados por vírgula ou ponto-e-vírgula), contendo as informações do produto. Em geral, usa-se um arquivo Excel ou Google Planilha para inserir e editar os dados e depois exporta o arquivo em formato CSV.
3
Se você for exportar os seus produtos a partir do seu sistema ERP, organize as colunas de acordo com o arquivo de exemplo.
Algumas regras gerais:
4
Agora vou detalhar cada campo da planilha para você configurar de acordo com a sua necessidade:
5
Para importar os produtos, no menu, clique em Produtos e depois no botão Importar.
6
Clique no botão Escolher Arquivo, selecione seu arquivo CSV a partir do seu computador, e clique no botão Continuar.
7
Neste passo, o sistema irá importar o arquivo e mostrar o mapeamento dos campos do sistema e do seu arquivo.
O sistema de importação tenta automaticamente corresponder ou "mapear" o Nome da coluna do seu arquivo CSV com os campos do cadastro de produtos.
Observação: caso o sistema de mapeamento não reconheça automaticamente as colunas da planilha, pode ser que os campos da planilha estejam separados por ponto-e-virgula. Para informar o sistema de mapeamento, clique em "Exibir opções avançadas", e insira (;) no campo "Delimitador do CSV".
Confira o mapeamento das colunas e campos, e use os menus suspensos no lado direito para ajustar os campos ou indicar 'Não importar'.
Importante: Todas as colunas não reconhecidas não serão importadas por padrão.
8
Após finalizar o mapeamento dos campos, clique no botão Executar o Importador.
Aguarde até o importador terminar.
Não atualize ou troque de página no navegador enquanto a importação estiver em andamento.
O sistema de importação irá cadastrar os produtos de acordo com o mapeamento, e ao fim da importação o sistema informa o resultado.
9
Se ocorrer algum problema na importação dos produtos, o sistema irá informar o problema. Clique em Ver registro da importação e confira as dicas para você corrigir no seu arquivo CSV.
10
Importante: Se a planilha CSV tiver um número muito grande de produtos para cadastrar/atualizar pode acontecer um timeout (tempo esgotado no servidor) e o processamento do arquivo CSV é interrompido (causando o não cadastramento ou a não atualização do produto). Para esses casos, aconselhamos dividir a importação em planilhas CSV de no máximo 2 mil produtos (linhas) por vez. Caso, a planilha ainda tenha muitas colunas, pode ser necessário dividir a importação em planilhas com menos de 2 mil produtos (linhas) por vez.