Importar novos produtos via arquivo CSV

Atualizado em 29/11/2024

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Para importar novos produtos para o catálogo, você precisa criar um arquivo CSV (valores separados por vírgula ou ponto-e-vírgula), contendo as informações do produto. Em geral, usa-se um arquivo Excel ou Google Planilha para inserir e editar os dados e depois exporta o arquivo em formato CSV.

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Se você usa Excel no seu computador, clique aqui para salvar a planilha Excel, e usar para preencher com seus produtos.

Se você usa Google Planilha ou Google Drive, clique aqui e faça uma cópia direta do arquivo na sua conta Google.

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Se você for exportar os seus produtos a partir do seu sistema ERP, organize as colunas de acordo com o arquivo de exemplo.

Algumas regras gerais:

  • O arquivo CSV deve estar no formato UTF-8.
  • As datas devem ser definidas para o fuso horário local da loja.
  • Vários valores em um campo são separados por vírgulas.

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Agora vou detalhar cada campo da planilha para você configurar de acordo com a sua necessidade:

  • ID: este é o código do produto no sistema da ProCatálogo. Se você está carregando a planilha pela primeira vez, pode deixar em branco
  • Tipo: é o tipo do produto que está cadastrando. São 3 possibilidades:
    • simple: para produtos simples (sem variação)
    • variable: para produtos variáveis (com variação)
    • variation: este é o produto variação, que é amarrado a um produto variável
  • REF: este é o seu código de referência do produto. Também chamado de SKU
  • Produto ascendente: somente utilizado nos produtos variation. Este é o código REF do produto variável
  • Nome: este é o nome ou título do produto. Procure usar texto simples, sem caracteres especiais.
  • Publicado
    • -1 => Rascunho (produto fica no status rascunho, isto é, não publicado)
    • 0 => Privado (produto publicado, mas com acesso de visualização somente para o administrador)
    • 1 => Publicado (produto publicado no catálogo)
    • 2 => Lixo (produto movido para o lixo, isto é, não publicado e pronto para remoção definitiva)
  • Em destaque:
    • 1 - para colocar o produto em destaque
    • 0 - para produto sem destaque
  • Visibilidade no catálogo: visible
  • Descrição curta: em geral é o texto de marketing do produto
  • Descrição (ou Descrição completa): em geral é o texto onde se descreve o produto, com suas especificações, formas de uso, aplicações, etc.
  • Em estoque?:
    • 1 - produto com estoque
    • 0 - produto sem estoque
  • Estoque: você insere a quantidade de produto que você possui em estoque
  • Quantidade baixa de estoque: você insere a quantidade que você considera estoque baixo para o produto
  • São permitidas encomendas?: para o caso de produto sem estoque
    • 1 - é permitido encomendar o produto, caso esteja sem estoque
    • 0 - não é permitido encomendar o produto, caso esteja sem estoque (este é o valor padrão)
  • Vender individualmente:
    • 1 - produto deve ser vendido individualmente (somente este produto em um pedido)
    • 0 - produto pode ser vendido em conjunto com outros (vários produtos em um pedido). Este é o valor padrão.
  • Peso (kg): peso completo do produto embalado. Unidade em kg. Usar ponto (.) em caso de peso com decimal. Exemplo: 0.3 (para 300 gramas)
  • Comprimento (cm): comprimento completo do produto embalado. Unidade em cm.
  • Largura (cm): largura completa do produto embalado. Unidade em cm.
  • Altura (cm): altura completa do produto embalado. Unidade em cm.
  • Preço: este é o preço normal do produto
  • Preço promocional: este é o preço promocional do produto
  • Data de preço promocional começa em: você pode determinar a data de início da apresentação do preço promocional do produto
  • Data de preço promocional termina em: você pode determinar a data de fim da apresentação do preço promocional do produto
  • Categorias: estas são as categorias em que os produtos serão cadastrados
    • Para categoria: inserir somente o nome da categoria
    • Para subcategoria: inserir no formato Categoria > Subcategoria. Exemplo: cadastrar na subcategoria Cadeiras da categoria Decoração, escreva assim: Decoração > Cadeiras
    • Para categoria e subcategoria: insira no formato Categoria, Categoria > Subcategoria. Exemplo: Decoração, Decoração > Cadeiras
  • Tags: estas são as tags em que os produtos serão cadastrados. separe várias tags com vírgula
  • Imagens: este campo deve ter o link da(s) imagen(s) dos produtos
    • Se tiver um link de imagem, este será a imagem principal do produto
    • Se tiver mais de um link de imagem, separe por vírgulas. O primeiro link será da imagem principal, e as outras imagens serão inseridas na galeria de imagens do produto
    • Os links das imagens precisam estar disponíveis online para serem importadas.
    • As imagens podem ser WEBP, JPG ou PNG
    • Cada link de cada imagem deve terminar como .webp, .jpg ou .jpg. Exemplo: https://seudominio.com.br/imagem1.jpg
  • Produtos agrupados: são produtos que agrupam 2 ou mais produtos simples formando um grupo de produtos. Você precisa inserir o ID dos produtos separados por vírgula.
  • Aumenta vendas: são produtos que você recomenda e que são exibidos na página do produto que está sendo visualizado pelo cliente. Você precisa inserir o ID do produto neste campo.
  • Venda cruzada: são produtos complementares que você promove na página do carrinho, de acordo com o produto que foi adicionado ao carrinho. Você precisa inserir o ID do produto neste campo.
  • Nome do atributo 1:
    • este campo é o nome do atributo usado em um produto variável. Exemplo: Cor.
    • se você tiver mais de um atributo para o produto, crie uma nova coluna chamada Nome do atributo 2. Exemplo: Tamanho
  • Valores do atributo 1:
    • este é o valor do atributo usado em um produto variável. Exemplo: Verde.
    • se tiver mais de um valor para o atributo, separe por vírgulas. Exemplo: Verde, Vermelho, Azul, Branco
    • se tiver mais de um atributo, crie uma nova coluna chamada Valores do atributo 2. Exemplo: P, M, G, XG
  • Visibilidade do atributo 1: este campo determina se o atributo é visível ou não
    • 1 - atributo visível. Este é o valor padrão
    • 0 - atributo não visível
    • se tiver mais de um atributo, crie uma nova coluna chamada Visibilidade do atributo 2.

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Para importar os produtos, no menu, clique em Produtos e depois no botão Importar.

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Clique no botão Escolher Arquivo, selecione seu arquivo CSV a partir do seu computador, e clique no botão Continuar.

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Neste passo, o sistema irá importar o arquivo e mostrar o mapeamento dos campos do sistema e do seu arquivo.

O sistema de importação tenta automaticamente corresponder ou "mapear" o Nome da coluna do seu arquivo CSV com os campos do cadastro de produtos.

Observação: caso o sistema de mapeamento não reconheça automaticamente as colunas da planilha, pode ser que os campos da planilha estejam separados por ponto-e-virgula. Para informar o sistema de mapeamento, clique em "Exibir opções avançadas", e insira (;) no campo "Delimitador do CSV".

Confira o mapeamento das colunas e campos, e use os menus suspensos no lado direito para ajustar os campos ou indicar 'Não importar'.

Importante: Todas as colunas não reconhecidas não serão importadas por padrão.

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Após finalizar o mapeamento dos campos, clique no botão Executar o Importador.

Aguarde até o importador terminar.

Não atualize ou troque de página no navegador enquanto a importação estiver em andamento.

O sistema de importação irá cadastrar os produtos de acordo com o mapeamento, e ao fim da importação o sistema informa o resultado.

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Se ocorrer algum problema na importação dos produtos, o sistema irá informar o problema. Clique em Ver registro da importação e confira as dicas para você corrigir no seu arquivo CSV.

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Importante: Se a planilha CSV tiver um número muito grande de produtos para cadastrar/atualizar pode acontecer um timeout (tempo esgotado no servidor) e o processamento do arquivo CSV é interrompido (causando o não cadastramento ou a não atualização do produto). Para esses casos, aconselhamos dividir a importação em planilhas CSV de no máximo 2 mil produtos (linhas) por vez. Caso, a planilha ainda tenha muitas colunas, pode ser necessário dividir a importação em planilhas com menos de 2 mil produtos (linhas) por vez.