Por que algumas imagens de produtos ou categorias não são exibidas quando compartilhamos no WhatsApp?

Atualizado em 29/11/2024

1

O problema mais comum com links compartilhados no WhatsApp, mas que não aparecem a imagem, é por causa do tamanho do arquivo de imagem ser muito grande.

Isso acontece nos links de produtos e também nos links de categoria de produto.

O WhatsApp parece ter limitações de tamanho de imagens, mas esta informação não está documentada na Central de Ajuda do WhatsApp.

Mas, a partir de nossos testes, vimos que o WhatsApp geralmente exibe a imagem do link quando a imagem é JPG e tem um tamanho de até 200 KB.

Se o arquivo de imagem da sua categoria do do seu produto for maior que 200 KB, tente reduzir o tamanho do arquivo de imagem ajustando as dimensões da imagem ou as configurações de compactação.

Caso a imagem esteja em PNG, procure converter para JPG.

2

Resumo:

  • imagem principal de produto ou categoria com tamanho menor que 200KB (preferencia para imagens menores de 100KB, pois também irão carregar mais rapidamente)
  • imagem em JPG

3

Outras observações:

  • ao compartilhar um link que a imagem não apareceu, e após você corrigir a imagem, a imagem continua não aparecendo. Isso é devido ao WhatsApp que armazena o link em cache e não tenta buscar novamente a imagem no link. Após um tempo (também não documentado pelo WhatsApp) a cache é excluída pelo WhatsApp e a imagem irá aparecer quando ocorrer um novo compartilhamento do link.
  • ao compartilhar um link através do WhatsApp Web, o WhatsApp Web não mostra a imagem do produto ou da categoria. Prefira compartilhar o produto ou categoria através do WhatsApp do celular.