A integração da ProCatálogo com o Asaas consiste em disponibilizar as formas de pagamento Pix, Boleto e Cartão de Crédito, para o pagamento dos pedidos realizados pelos clientes.
A seguir descrevemos alguns detalhes sobre a integração e sobre cada forma de pagamento disponível:
- Os pedidos podem ser pagos com Pix, Boleto ou Cartão de Crédito
- Você pode habilitar / desabilitar cada forma de pagamento individualmente, por exemplo: ao desabilitar o Boleto, o cliente somente poderá pagar com Pix ou Cartão de Crédito
- A cada pedido, o sistema da ProCatálogo envia o número do pedido na descrição da cada cobrança, que você poderá conferir no painel do sistema da Asaas, além de todas as informações do cliente
Pagamento via Pix: #
1) Cliente fez o pedido:
- Na tela de Pedido Recebido, vai aparecer o código QRCode e o botão Pix Copia e Cola
- O cliente pode ler o QRCode com a camera do celular através do aplicativo de banco dele
- Ou poderá utilizar o botão Pix Copia e Cola, que fica abaixo do QRCode
- O status do pedido é “Aguardando”
- O estoque foi reduzido para ser reservado para este pedido.
2) Cliente pagou:
- Ao fazer o pagamento com o aplicativo do banco, o Asaas informa o sistema da ProCatálogo que atualiza a tela de Pedido Recebido, informando que o pagamento foi recebido
- O pedido irá alterar para o status “Processando”
- E você segue o seu processo de envio do pedido.
3) Cliente não pagou:
- Se o cliente não efetuar o pagamento do Pix, ou por desistencia, ou por que não conseguiu, ou por que vai pagar mais tarde
- O status do pedido continuará “Aguardando”
- O estoque continuará reduzido para ser reservado para o pedido.
- Você deverá verificar na sua conta Asaas, se o pagamento foi recebido ou não.
- Caso passe o período de 1 dia sem o pagamento, você pode mudar o pedido para “Cancelado”
- E o estoque será aumentado de acordo com as quantidades do pedido
Pagamento via Boleto: #
1) Cliente fez o pedido:
- Na tela de Pedido recebido, vai aparecer o botão para acessar o boleto em PDF
- O cliente pode efetuar o pagamento através do aplicativo de banco, Internet Banking ou Lotérica
- O status do pedido é “Aguardando”
- O estoque foi reduzido para ser reservado para este pedido.
2) Cliente pagou:
- Ao fazer o pagamento, o Asaas irá confirmar o recebimento em até 1 dia útil
- Você deverá verificar se o pagamento foi realizado no painel do Asaas, pois o pagamento via boleto não é reconhecido automaticamente pelo sistema da ProCatálogo
- Com o pagamento confirmado, você irá alterar manualmente o status do pedido para o status “Processando”
- E você segue o seu processo de envio do pedido.
3) Cliente não pagou:
- Se o cliente não efetuar o pagamento do Boleto, ou por desistencia, ou por que não conseguiu, ou por que vai pagar mais tarde
- O status do pedido continuará “Aguardando”
- O estoque continuará reduzido para ser reservado para o pedido.
- Caso passe o período de 2 dias sem o pagamento, você pode mudar o pedido para “Cancelado”
- E o estoque será aumentado de acordo com as quantidades do pedido
Pagamento via Cartão de Crédito: #
Nos pagamentos com cartão de crédito, o pedido é criado somente quando o pagamento é confirmado.
1) Cliente fez o pedido:
- Na tela de Finalizar o Pedido, vai aparecer os campos para preencher os dados do cartão de crédito
- E ao enviar o pedido, o Asaas irá verificar se o cartão foi aceito e o se pagamento foi confirmado pelo banco emissor do cartão
2) Cliente pagou:
- Com o pagamento confirmado, o Asaas informa o sistema da ProCatálogo, e mostra a página Pedido Recebido, também informando que o pagamento foi recebido.
- O pedido irá alterar para o status “Processando”
- E você segue o seu processo de envio do pedido.
3) Cliente não pagou:
- Se o pagamento não foi confirmado pelos Asaas e pelo banco emissor do cartão, o pedido não será criado no sistema
- Assim, o estoque não será baixado.
- O cliente pode escolher outra forma de pagamento para enviar o pedido de compra.
E o seu pedido irá alterar para o status “Processando”.