Como funciona a integração da ProCatálogo com o Asaas?

A integração da ProCatálogo com o Asaas consiste em disponibilizar as formas de pagamento Pix, Boleto e Cartão de Crédito, para o pagamento dos pedidos realizados pelos clientes.
A seguir descrevemos alguns detalhes sobre a integração e sobre cada forma de pagamento disponível:
  • Os pedidos podem ser pagos com Pix, Boleto ou Cartão de Crédito
  • Você pode habilitar / desabilitar cada forma de pagamento individualmente, por exemplo: ao desabilitar o Boleto, o cliente somente poderá pagar com Pix ou Cartão de Crédito
  • A cada pedido, o sistema da ProCatálogo envia o número do pedido na descrição da cada cobrança, que você poderá conferir no painel do sistema da Asaas, além de todas as informações do cliente

Pagamento via Pix: #

1) Cliente fez o pedido:
  • Na tela de Pedido Recebido, vai aparecer o código QRCode e o botão Pix Copia e Cola
  • O cliente pode ler o QRCode com a camera do celular através do aplicativo de banco dele
  • Ou poderá utilizar o botão Pix Copia e Cola, que fica abaixo do QRCode
  • O status do pedido é “Aguardando”
  • O estoque foi reduzido para ser reservado para este pedido.

2) Cliente pagou:

  • Ao fazer o pagamento com o aplicativo do banco, o Asaas informa o sistema da ProCatálogo que atualiza a tela de Pedido Recebido, informando que o pagamento foi recebido
  • O pedido irá alterar para o status “Processando”
  • E você segue o seu processo de envio do pedido.
3) Cliente não pagou:
  • Se o cliente não efetuar o pagamento do Pix, ou por desistencia, ou por que não conseguiu, ou por que vai pagar mais tarde
  • O status do pedido continuará “Aguardando”
  • O estoque continuará reduzido para ser reservado para o pedido.
  • Você deverá verificar na sua conta Asaas, se o pagamento foi recebido ou não.
  • Caso passe o período de 1 dia sem o pagamento, você pode mudar o pedido para “Cancelado”
  • E o estoque será aumentado de acordo com as quantidades do pedido

Pagamento via Boleto: #

1) Cliente fez o pedido:
  • Na tela de Pedido recebido, vai aparecer o botão para acessar o boleto em PDF
  • O cliente pode efetuar o pagamento através do aplicativo de banco, Internet Banking ou Lotérica
  • O status do pedido é “Aguardando”
  • O estoque foi reduzido para ser reservado para este pedido.

2) Cliente pagou:

  • Ao fazer o pagamento, o Asaas irá confirmar o recebimento em até 1 dia útil
  • Você deverá verificar se o pagamento foi realizado no painel do Asaas, pois o pagamento via boleto não é reconhecido automaticamente pelo sistema da ProCatálogo
  • Com o pagamento confirmado, você irá alterar manualmente o status do pedido para o status “Processando”
  • E você segue o seu processo de envio do pedido.
3) Cliente não pagou:
  • Se o cliente não efetuar o pagamento do Boleto, ou por desistencia, ou por que não conseguiu, ou por que vai pagar mais tarde
  • O status do pedido continuará “Aguardando”
  • O estoque continuará reduzido para ser reservado para o pedido.
  • Caso passe o período de 2 dias sem o pagamento, você pode mudar o pedido para “Cancelado”
  • E o estoque será aumentado de acordo com as quantidades do pedido

Pagamento via Cartão de Crédito: #

Nos pagamentos com cartão de crédito, o pedido é criado somente quando o pagamento é confirmado.

1) Cliente fez o pedido:
  • Na tela de Finalizar o Pedido, vai aparecer os campos para preencher os dados do cartão de crédito
  • E ao enviar o pedido, o Asaas irá verificar se o cartão foi aceito e o se pagamento foi confirmado pelo banco emissor do cartão

2) Cliente pagou:

  • Com o pagamento confirmado, o Asaas informa o sistema da ProCatálogo, e mostra a página Pedido Recebido, também informando que o pagamento foi recebido.
  • O pedido irá alterar para o status “Processando”
  • E você segue o seu processo de envio do pedido.
3) Cliente não pagou:
  • Se o pagamento não foi confirmado pelos Asaas e pelo banco emissor do cartão, o pedido não será criado no sistema
  • Assim, o estoque não será baixado.
  • O cliente pode escolher outra forma de pagamento para enviar o pedido de compra.
E o seu pedido irá alterar para o status “Processando”.