Criar um catálogo é uma ótima maneira de posicionar o seu negócio junto ao seu público, além de entregar um serviço e ou conteúdo que agregue valor ao usuário.
Então, se você deseja lançar um catálogo para seu negócio, é importante você conhecer algumas “melhores práticas” para começar no caminho certo.
Se você está procurando algumas técnicas simples ou conhecimentos básicos, para usar durante os passos para criar o seu catálogo, considere usar também as dicas que listei abaixo.
#1: Defina o público alvo
Pesquise, conheça e entenda o mercado onde você irá lançar o seu catálogo.
Converse com as potenciais pessoas interessadas.
Isso dará a você conhecimento para entender os problemas e enxergar as oportunidades e as opções que poderá explorar em seu catálogo.
#2: Defina a plataforma do seu catálogo
Basicamente, a maioria das empresas criam seus catálogos em formato PDF.
O arquivo PDF fica com um tamanho gigante, e ninguém gosta de receber um PDF gigante pelo WhatsApp ou Email.
A plataforma mais moderna é o Catálogo Web ou Catálogo Online.
Você cadastra os produtos e serviços e envia um link por email, WhatsApp e também nas redes sociais, e seus clientes abrem o catálogo no celular ou computador deles.
Rápido, fácil e sem ocupar o precioso espaço do celular dos seus clientes (você vai ganhar créditos por isso).
#3: Inclua serviços e conteúdo
Em geral, além da venda de produtos, a maioria dos catálogos oferecem:
- Serviços adicionais, como:
- cupons de desconto,
- lista de eventos,
- cursos
- E também disponibilizam conteúdos para seu público, como:
- artigos,
- vídeos,
- postagens tipo Instagram,
- stories
- podcasts
Você pode usar a mesma estratégia, começar com os produtos e depois começar a incluir algum serviço e também conteúdo.
#4: Escolha um excelente design
Um excelente design não é somente fazer o catálogo ficar bonito, mas diz respeito também à facilidade de uso pelos usuários.
O design deve ser responsivo, isto é, funcionar adequadamente no celular, tablet e no computador dos seus clientes.
O catálogo deve proporcionar uma navegação fácil aos usuários, para que possam encontrar rapidamente o que precisam ou estão procurando.
Importante também é definir um design consistente com a identidade visual da sua marca em todas as plataformas do seu negócio.
#5: Faça o lançamento do catálogo
Aproveite-se de todos os seus canais para lançar o seu novo catálogo e conquistar mais usuários
- Faça uma live falando sobre o catálogo
- Crie um vídeo (estilo comercial) para divulgar o seu catálogo
- Divulgue em todos os seus posts
- Se o catálogo é separado do seu site, inclua um botão ou menu com um link para o seu novo catálogo
- Divulgue para seus parceiros e clientes por email
Inclua a divulgação do seu catálogo em todas as suas comunicações (e-mail, assinaturas, nota fiscal, redes sociais) e produtos (caixas, embalagens, frota veicular).
#6: Crie uma estratégia de promoções exclusivas
Tenha sempre em mente que o usuário do seu catálogo é especial.
Ele saiu de todas as distrações da internet e chegou até a sua vitrine online.
Crie vantagens e promoções exclusivas que só terá acesso através do seu catálogo.
#7: Produza conteúdo
Para um bom engajamento é importante ser relevante para o seu usuário, traga informações e conteúdos que agregam valor.
Interaja com seus leitores e/ou usuários.
Além de produzir conteúdo, você deve fazer essa tarefa regularmente.
Crie um calendário editorial de publicação de conteúdo, que pode ser diário ou semanal, e posts especiais no semanal e mensal, por exemplo.
#8: Interaja com os clientes
O engajamento dos usuários com o seu catálogo e sua marca é essencial para criar um relacionamento de longo prazo, e que os faça voltar e usar o catálogo periodicamente.
Assim, é importante interagir com os usuários através de:
- envio de emails, directs, mensagens no WhatsApp
- responder comentários nas publicações,
- responder as avaliações e resenhas
- responder os os emails de suporte e feedback recebidos
#9: Divulgue em vários canais
Com o seu catálogo publicado na internet, é preciso divulgar e fazer as pessoas visitarem seu catálogo.
Divulgue no seu site, blog, redes sociais, lista de email, parceiros e também faça ações offline com materiais impressos, cartões e adesivos.
Isso aumenta sua base de usuários, o uso do catálogo e também as interações!
Com tudo isso, você vai medindo o sucesso do seu catálogo, fazendo melhorias, inserindo novas funcionalidades, experimentando novos tipos de conteúdos, entre outras ações.
#10: Crie um catálogo para seu negócio
Agora que você já sabe as melhores dicas para criar um catálogo para seu negócio, eu recomendo que você defina a sua estratégia, coloque a “mão na massa” e comece a criar seu catálogo.
Tudo o que você precisa fazer para iniciar é clicar aqui e criar a sua conta para começar.