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10 Dicas para Criar um Catálogo para seu Negócio

Criar um catálogo é uma ótima maneira de posicionar o seu negócio junto ao seu público, além de entregar um serviço e ou conteúdo que agregue valor ao usuário.

Então, se você deseja lançar um catálogo para seu negócio, é importante você conhecer algumas “melhores práticas” para começar no caminho certo.

Se você está procurando algumas técnicas simples ou conhecimentos básicos, para usar durante os passos para criar o seu catálogo, considere usar também as dicas que listei abaixo.

#1: Defina o público alvo

Pesquise, conheça e entenda o mercado onde você irá lançar o seu catálogo.

Converse com as potenciais pessoas interessadas.

Isso dará a você conhecimento para entender os problemas e enxergar as oportunidades e as opções que poderá explorar em seu catálogo.

#2: Defina a plataforma do seu catálogo

Basicamente, a maioria das empresas criam seus catálogos em formato PDF.

O arquivo PDF fica com um tamanho gigante, e ninguém gosta de receber um PDF gigante pelo WhatsApp ou Email.

A plataforma mais moderna é o Catálogo Web ou Catálogo Online.

Você cadastra os produtos e serviços e envia um link por email, WhatsApp e também nas redes sociais, e seus clientes abrem o catálogo no celular ou computador deles.

Rápido, fácil e sem ocupar o precioso espaço do celular dos seus clientes (você vai ganhar créditos por isso).

#3: Inclua serviços e conteúdo

Em geral, além da venda de produtos, a maioria dos catálogos oferecem:

  • Serviços adicionais, como:
    • cupons de desconto,
    • lista de eventos,
    • cursos
  • E também disponibilizam conteúdos para seu público, como:
    • artigos,
    • vídeos,
    • postagens tipo Instagram,
    • stories
    • podcasts

Você pode usar a mesma estratégia, começar com os produtos e depois começar a incluir algum serviço e também conteúdo.

#4: Escolha um excelente design

Um excelente design não é somente fazer o catálogo ficar bonito, mas diz respeito também à facilidade de uso pelos usuários.

O design deve ser responsivo, isto é, funcionar adequadamente no celular, tablet e no computador dos seus clientes.

O catálogo deve proporcionar uma navegação fácil aos usuários, para que possam encontrar rapidamente o que precisam ou estão procurando.

Importante também é definir um design consistente com a identidade visual da sua marca em todas as plataformas do seu negócio.

#5: Faça o lançamento do catálogo

Aproveite-se de todos os seus canais para lançar o seu novo catálogo e conquistar mais usuários

  • Faça uma live falando sobre o catálogo
  • Crie um vídeo (estilo comercial) para divulgar o seu catálogo
  • Divulgue em todos os seus posts
  • Se o catálogo é separado do seu site, inclua um botão ou menu com um link para o seu novo catálogo
  • Divulgue para seus parceiros e clientes por email

Inclua a divulgação do seu catálogo em todas as suas comunicações (e-mail, assinaturas, nota fiscal, redes sociais) e produtos (caixas, embalagens, frota veicular).

#6: Crie uma estratégia de promoções exclusivas

Tenha sempre em mente que o usuário do seu catálogo é especial.

Ele saiu de todas as distrações da internet e chegou até a sua vitrine online.

Crie vantagens e promoções exclusivas que só terá acesso através do seu catálogo.

#7: Produza conteúdo

Para um bom engajamento é importante ser relevante para o seu usuário, traga informações e conteúdos que agregam valor.

Interaja com seus leitores e/ou usuários.

Além de produzir conteúdo, você deve fazer essa tarefa regularmente.

Crie um calendário editorial de publicação de conteúdo, que pode ser diário ou semanal, e posts especiais no semanal e mensal, por exemplo.

#8: Interaja com os clientes

O engajamento dos usuários com o seu catálogo e sua marca é essencial para criar um relacionamento de longo prazo, e que os faça voltar e usar o catálogo periodicamente.

Assim, é importante interagir com os usuários através de: 

  • envio de emails, directs, mensagens no WhatsApp
  • responder comentários nas publicações,
  • responder as avaliações e resenhas
  • responder os os emails de suporte e feedback recebidos

#9: Divulgue em vários canais

Com o seu catálogo publicado na internet, é preciso divulgar e fazer as pessoas visitarem seu catálogo.

Divulgue no seu site, blog, redes sociais, lista de email, parceiros e também faça ações offline com materiais impressos, cartões e adesivos.

Isso aumenta sua base de usuários, o uso do catálogo e também as interações!

Com tudo isso, você vai medindo o sucesso do seu catálogo, fazendo melhorias, inserindo novas funcionalidades, experimentando novos tipos de conteúdos, entre outras ações.

#10: Crie um catálogo para seu negócio

Agora que você já sabe as melhores dicas para criar um catálogo para seu negócio, eu recomendo que você defina a sua estratégia, coloque a “mão na massa” e comece a criar seu catálogo.

Tudo o que você precisa fazer para iniciar é clicar aqui e criar a sua conta para começar.

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