5 Passos Essenciais Para Você Vender Mais no Digital

por Robson Wolanski

Este ano, as vendas pela internet dispararam.

Tudo se vende e se compra pela internet.

Desde um livro ou brinquedo, passando por comida e itens de mercado, até carros.

As datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Black Friday, Cyber Monday e outras datas do comércio impulsionam cada vez mais as vendas e ampliam as possibilidades de novos negócios online.

Com esse cenário aquecido e em expansão, os motivos são grandes para você começar seu negócio online ou investir mais em vendas pela internet.

Neste post, eu reuni 5 passos essenciais para você avançar no seu negócio online.

Estes passos são gerais e servem para todos os empreendedores de qualquer nicho, que vendem produtos ou serviços.

Continue a leitura e aproveite!

1. Defina o que você vai vender

Se você já tem um negócio físico, como uma loja, comércio, indústria, facilmente você já pode definir o que você irá vender no online.

Comece a definir pelos produtos de maior demanda ou de acordo com a sazonalidade.

Se você vende serviços, sua presença digital também é essencial.

Negócios de serviços como Limpeza de Sofá, Dedetização, Desentupidora, Jardinagem, Costura, Manutenção e Consertos em geral.

Bem como serviços de profissionais liberais como Nutricionista, Psicólogo, Dentista, Advogado, entre outros.

Todos estes serviços devem definir seu serviço principal para começar no digital.

Com os produtos e serviços definidos, você precisa montar a sua base.

2. Monte a sua base

Para que o seu negócio avance no digital, você precisa montar uma base.

Eu chamo de base, o conjunto mínimo de ativos que você precisa para que o seu negócio exista no digital.

Para começar a montar a sua base, siga essa lista:

  • um domínio próprio para o seu negócio, de preferência que seja .com.br
  • um site, loja virtual ou catálogo online, para que você possa apresentar e vender seus produtos e serviços
  • perfil da empresa nas redes sociais, principalmente Instagram, Facebook, YouTube, e depois Linkedin, Twitter e Pinterest
  • número para contato e atendimento no WhatsApp e também Telegram
  • lista de emails

Estes são os 5 itens básicos para você montar a sua base digital.

E veja que para você resolver estes 5 itens, você não precisa de nenhum conhecimento técnico e também não irá gastar uma fortuna de dinheiro.

Pense como um investimento para o seu negócio digital e que valerá muito a pena.

3. Organize o perfil das redes sociais

O perfil do Instagram e Facebook deve ser organizado, para que o seu público entenda rapidamente sobre o que você fala e vende.

Assim, como exemplo no Instagram, você deve:

  • colocar um ícone com o logo / marca do seu negócio
  • no texto de descrição do negócio:
    • na primeira linha você já deve deixar claro o que você vende
    • na segunda linha você pode detalhar um pouco mais
    • na terceira linha (última) você chama a pessoa para clicar no link, acessar o catálogo (ou loja virtual), conhecer os produtos

Coloque o link para seu catálogo, loja virtual ou site no perfil.

Assim a pessoa já pode acessar diretamente pelo aplicativo da rede social.

Se você que atender direto pelo WhatsApp, insira o link do WhatsApp (que contém o seu telefone e uma mensagem inicial). Assim, quando a pessoal tocar no link, o aplicativo do WhatsApp abre diretamente e ela envia a mensagem.

No seu perfil, você deve fazer de tudo para que o seu público tenha um jeito fácil de chegar até você, conhecer os seus produtos ou serviços e para fazer a compra.

4. Divulgue nas redes sociais

Divulgar seu negócio no dia-a-dia é essencial para aumentar o seu público.

Se ainda não faz, você precisa tentar publicar um post por dia nas redes sociais e aplicativos de mensagem.

Pode ser uma imagem de produto, explicando um benefício, de gente usando o produto, de agradecimento que recebeu no Whats, de você produzindo, entre outras opções.

Se você tem um negócio local, que atende a sua cidade ou região, quando for publicar uma imagem no Instagram, não esqueça de marcar o seu Local com o nome da sua cidade.

Isso ajuda o Instagram a entregar as imagens para as pessoas da sua cidade, bem como as pessoas da sua cidade podem te encontrar mais facilmente através da busca.

5. Crie um calendário de campanhas

Além da divulgação do dia-a-dia, você precisa organizar campanhas.

Faça um calendário de feriados e datas comemorativas, que você utilizará para criar suas campanhas.

Uma semana antes da data, você começa a divulgar a sua campanha, que pode ter as seguintes ações:

  • criar um novo banner relativo à data comemorativa e publicar no seu catálogo, loja virtual e site
  • criar posts e stories diários para o Instagram e Facebook
  • enviar email para sua lista

No conteúdo destas ações, você destaca que está chegando uma data comemorativa, e que os produtos já então em promoção, ou vão entrar em promoção na data específica.

Se o pessoal já pode comprar em pré-venda ou fazer encomenda (você vende antes da data e depois só entrega).

E avisa que também tem pronta entrega (se for o caso).

Neste calendário de campanhas, você coloca as data que são principais para o seu negócio.

Além das principais datas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday e Natal, há diversas outras datas para você criar campanhas.

É Dia da Nutricionista, Dia da Secretária, Dia dos Professores, Dia do Dentista, Semana do Empreendedorismo, feriado da Independência, e por aí vai…

Todas as data são motivo para alguma campanha e também para comprar!

6. Passo Bônus: Tenha um parceiro que oferece um excelente serviço digital

A ProCatálogo é uma ferramenta que ajuda os empreendedores a montar a sua base e começar a vender rapidamente.

Você pode criar o seu catálogo, cadastrar seus produtos e serviços e começam a divulgar para seu público.

Em menos de uma hora você pode criar seu catálogo online, e o resultado é muito profissional.

Tudo muito simples de usar e você não precisa de nenhum conhecimento técnico.

Além disso, você não precisa contratar hospedagem, certificados de segurança ou um serviço de criação de site.

Estes e outros serviços já estão incluídos na ferramenta, por padrão.

Optar por essa solução é sinônimo de garantir mais qualidade para seu negócio online, além de levar uma melhor experiência para o seu público-alvo.

Quer colocar em prática estes passos essenciais? Conheça e comece a criar seu catálogo na ProCatálogo e boas vendas!

Robson Wolanski

Robson é co-fundador da ProCatálogo. Apaixonado por tecnologia, marketing e design. Seu objetivo é ajudar as empresas a crescer, oferecendo maneiras práticas e viáveis de melhorar a experiência do cliente.

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