Quais os softwares de editoração utilizados para criar catálogo de produtos?

por Robson Wolanski

Conheça os softwares de editoração mais utilizados para diagramação de catálogos de produtos.

Nestes últimos anos, surgiram várias opções de softwares de editoração, que valem destacar, tanto pelo custo quanto pela facilidade de criar um conteúdo profissional.

Adobe InDesign

Um dos softwares mais famosos para diagramação de conteúdo, como catálogos digitais, catálogos de produtos e serviços é o Adobe InDesign. Ele é o software mais utilizado nesta área, a pelo menos 20 anos.

Quando o InDesign foi lançado em 1999, a indústria editorial virou uma página. O aplicativo evoluiu o processo de design, reduziu o tempo de produção e milhões de pessoas continuam criando trabalhos incríveis com o InDesign.

Ele exporta arquivos no formato PDF, que é o padrão para divulgar os catálogos pelo WhatsApp, imprimir, colocar no seu site e também nos aplicativos.

A versão mais recente é a Adobe InDesign CC 2021, está disponível para Mac e Windows. Baixe a versão de avaliação completa e crie o seu catálogo agora.

Você pode assinar o Adobe InDesign sozinho, ou assinar um pacote onde vem todos os softwares da Adobe. E assim, o seu arsenal de ferramentas se multiplica e sua produção será cada vez mais profissional.

A assinatura da Adobe se chama Creative Cloud, e para você ver como funciona e as muitas vantagens, clique nesse link e confira a promoção do Adobe. Válida até dia 27. Aproveite antes que acabe.

Powerpoint

Powerpoint? Sim, isso mesmo! o software da Microsoft evoluiu muito e é plenamente possível criar conteúdos diretamente nele.

Já vi excelentes diagramações de catálogos feitos no Powerpoint.

Imagine que cada slide é uma página do catálogo. Coloque uma imagem do produto, um texto descritivo e as especificações técnicas.

Você pode fazer na vertical ou na horizontal. Fica à sua escolha. Mas o que mais vejo, são catálogos com a página na vertical.

Por exemplo, você configura o formato do slide para ser vertical no tamanho 1536px por 2048px, que é o tamanho da tela do iPad, e começa a inserir os títulos, textos e imagens.

A versão mais recente é a que está disponível no Office 365 da Microsoft.

E o legal é que está disponível para todo dispositivo, no Windows, Mac, iPad, smartphones e tablets Android.

Você cria onde quiser. Confira em https://microsoft.com

Scribus

Outro que vale a pena mencionar é o Scribus. E é uma opção Open Source e gratuita.

Um excelente software de editoração e diagramação criado para publicações digitais, como catálogos digitais.

Outra vantagem é que o Scribus está disponível para Windows, Mac, Linux e outros sistemas operacionais. Confira em http://www.scribus.net

Outras opções de software de editoração

Ainda há outras opções que já vi muita gente usando para criar catálogo de produtos.

Entre estas opções estão:

  • CorelDraw 
  • Adobe Photoshop
  • Microsoft Word
  • Microsoft PowerPoint
  • Apple Keynote
  • Apple Pages
  • Canva
  • Microsoft Publisher

E em todos estes softwares vemos bons resultados. Basta organizar a informação de cada produto e colocar em uma página.

Mas ainda, o mais utilizado pelos profissionais, diagramadores e freelancers, é o Adobe InDesign CC 2021.

Se tiver em dúvida em qual software escolher, e deseja ter um excelente resultado final, comece com ele.

De qualquer forma, as dicas são:

  • trabalhe com o software que você se adapta melhor,
  • com o software que você seja mais produtivo, e
  • que o custo do software caiba no bolso seu ou da sua empresa.

Todos os software tem uma curva de aprendizado. Umas maiores que as outras, como qualquer assunto que desejarmos aprender. É assim mesmo.

Ahh, e somente para esclarecer, todas marcas aqui descritas são de propriedade de suas respectivas empresas e foram mencionadas neste artigo como referência ao assunto de diagramação e editoração.

Robson Wolanski

Robson é co-fundador da ProCatálogo. Apaixonado por tecnologia, marketing e design. Seu objetivo é ajudar as empresas a crescer, oferecendo maneiras práticas e viáveis de melhorar a experiência do cliente.

Posts Relacionados