Em geral, temos alguns cenários de cadastro de clientes:
Cenário 1: Catálogo aberto onde qualquer cliente pode fazer pedidos:
Para este cenário, a prática mais utilizada é deixar os clientes se cadastrarem sozinhos no sistema do catálogo, que pode ser de 2 formas:
- Ao fazer um pedido e preencher os dados de cadastro, ou
- Através da página Conta disponível no menu de navegação do catálogo;
Cenário 2: Catálogo onde vendedores fazem os pedidos para os clientes:
Para este cenário, use o procedimento a seguir para cadastrar seus clientes normalmente.
Seus clientes somente terão acesso aos pedidos após cadastrarem uma senha através do menu Conta.
Cenário 3: Catálogo privado onde clientes pré-cadastrados podem acessar e fazer pedidos:
Neste cenário, mais específico, o catálogo é fechado e não mostra os produtos para os clientes visitantes.
Os produtos são mostrados apenas para clientes que tem acesso via email e senha.
E para o cliente ter acesso, deverá ser pré-cadastrados por um administrador do catálogo.
Cenário 4: Catálogo migrado de outra plataforma
Neste cenário, você irá cadastrar seus clientes que já estavam na plataforma anterior, e ao migrar o domínio para a nova plataforma, eles irão acessar o seu novo catálogo na plataforma da ProCatálogo.
E ao acessar, irão cadastrar uma nova senha de acesso.
Assim, para os cenários 2, 3 e 4, siga o procedimento a seguir:
Para cadastrar um cliente, o administrador do catálogo deve acessar o menu Clientes -> Adicionar Cliente.
Ao fazer o cadastro de um cliente, você deverá informar:
- Dados do Responsável:
- Nome
- Sobrenome
- WhatsApp / Telefone
- Dados da Empresa:
- Razão Social
- CNPJ
- Inscrição Estadual
- Inscrição Municipal
- Endereço:
- Endereço
- Complemento
- Bairro
- Cidade
- Estado
- CEP
- Grupo
- Grupo do cliente
Você poderá cadastrar Grupos e organizar seus clientes, de acordo com a sua estratégia comercial.
Ao preencher os dados disponíveis para o cliente, clique no botão “Adicionar Cliente”.
Importante:
- Ao cadastrar um cliente, ele não será comunicado por email sobre o cadastro dele no sistema ou sobre como acessar o sistema.
- Como boa prática, você pode enviar um email marketing para seus clientes, informando para que eles acessem o sistema e criem as suas contas
- Para o caso de um catálogo privado, após você cadastrar o cliente no sistema, você pode enviar um email para o cliente, usando o seu sistema de email, com o link da conta do catálogo, para ele cadastrar uma nova senha.