As notificações push apesar de serem um mecanismo importante no processo de engajamento dos usuários com o aplicativo, também são um mecanismo sensível e que dependem de muitos fatores para funcionar.
Alguns fatores são relacionados aos servidores do Google e o próprio sistema de envio de notificações e outros fatores são relacionados ao usuários do aplicativo e o ambiente em que ele utiliza o seu smartphone.
Assim, listamos os principais problema que ocorrem quando um usuário não recebe uma notificação push, juntamente com as verificações e recomendações que podem ser realizadas.
Notificações Push no Android: #
1) O dispositivo do usuário não se registrou no sistema de push
Isso ocorre quando o usuário abre o app, mas está sem conexão à internet (Wifi ou 3G/4G) disponível.
Assim, mesmo que o usuário dê permissão para receber as notificações push, o aplicativo não conseguiu se registrar no servidor do Google e o aplicativo não receberá notificações push.
Nesta caso, deve-se remover o aplicativo e instalar novamente, verificando se há acesso à internet antes de abrir o aplicativo.
Assim os servidores do Google registrarão normalmente o aplicativo.
2) O dispositivo do usuário não possui conectividade de rede
Além de ter acesso à Internet, o dispositivo deve ter acesso aos servidores do Google.
Verifique se há conexão ativa com a internet e se o firewall do seu roteador não está bloqueando os servidores do Google.
3) O usuário desinstalou (removeu) o aplicativo do seu smartphone ou tablet
Se o usuário removeu o aplicativo do seu smartphone ou tablet, ele não irá mais receber notificações push.
Para voltar a receber as notificações push, ele deverá instalar novamente o aplicativo.
4) O dispositivo está em modo “Avião”
Se o smartphone ou tablet Android está em modo “Avião”, o aplicativo não receberá as notificações push.
Desabilite o modo para voltar a receber notificações.
5) O Android não está atualizado
Em alguns casos, se o sistema Android do dispositivo do usuário não estiver atualizado, ele não receberá as notificações push.
6) Se o aplicativo Google Play Services está desatualizado ou foi desinstalado/desativado
Existe um aplicativo do Google, chamado Google Play Services que é extremamente importante para o funcionamento de várias partes do sistema Android, inclusive as notificações push.
Alguns usuário acabam desabilitando ou desinstalando esse aplicativo, por achar que não usa e não sabe para que serve, causando assim a parada de funcionamento de alguns sistemas do seu Android.
Ou, também, o Google Play Services pode estar desatualizado no smartphone.
Para o funcionamento das notificações push, é necessário habilitar o aplicativo Google Play Services e mantê-lo atualizado.
7) Se o aplicativo está aberto, em qualquer tela, não receberá a notificação push
Se o usuário estiver com o aplicativo aberto e navegando entre as telas ou vendo algum conteúdo, no momento em que você envia uma notificação push, o usuário não irá ver a notificação, pois o aplicativo já está aberto.
Este é o modo padrão de funcionamento das notificações push.
8) O usuário desabilitou o recebimento de notificações push para o aplicativo
Em geral, no Android, o usuário não precisa autorizar para receber notificações push, mas ele pode desabilitar posteriormente.
Para retornar o recebimento de notificações push, o usuário deve ir no app Configurar -> Som e Notificação -> Notificações de Apps -> Nome do Aplicativo -> Remover o bloqueio e Habilitar a Prioridade Alta.