As notificações push apesar de serem um mecanismo importante no processo de engajamento dos usuários com o aplicativo, também são um mecanismo sensível e que dependem de muitos fatores para funcionar.
Alguns fatores são relacionados aos servidores da Apple e o próprio sistema de envio de notificações e outros fatores são relacionados ao usuários do aplicativo e o ambiente em que ele utiliza o seu smartphone.
Assim, listamos os principais problema que ocorrem quando um usuário não recebe uma notificação push, juntamente com as verificações e recomendações que podem ser realizadas.
Notificações Push no iOS (iPhone e iPad): #
1) O usuário não aceitou receber notificações push.
Ao instalar o aplicativo, e abri-lo, o aplicativo mostra uma caixa de mensagens solicitando permissão para receber notificações push.
Se o usuário escolher a opção “Não Permitir”, ele não receberá as notificações enviadas pelo Painel de Controle.
Para reativar, posteriormente, o usuário precisa ir até o app Ajustes -> Notificações -> Nome do Aplicativo -> e ativar a chave Permitir Notificações.
2) O dispositivo do usuário não se registrou no sistema de push
Isso ocorre quando o usuário abre o app, mas está sem conexão à internet (Wifi ou 3G/4G) disponível.
Assim, mesmo que o usuário dê permissão para receber as notificações push, o aplicativo não conseguiu se registrar no servidor da Apple e o aplicativo não receberá notificações push.
Nesta caso, deve-se remover o aplicativo e instalar novamente, verificando se há acesso à internet antes de abrir o aplicativo. Assim os servidores da Apple registrarão normalmente o aplicativo.
3) O dispositivo do usuário não possui conectividade de rede
Além de ter acesso à Internet, o dispositivo deve ter acesso irrestrito à porta TCP 5223 usada pelo serviço Apple Push Notification (APNs).
Quando o dispositivo estiver se conectando a APNs por WiFi, assegure-se de que nenhum firewall esteja bloqueando pacotes TCP de entrada e saída pela porta 5223.
4) O usuário desinstalou (removeu) o aplicativo do seu smartphone ou tablet
Se o usuário removeu o aplicativo do seu smartphone ou tablet, ele não irá mais receber notificações push.
Para voltar a receber as notificações push, ele deverá instalar novamente o aplicativo.
5) O dispositivo está em modo “Não Perturbe”
Se o seu iPhone ou iPad está em modo “Não Perturbe”, o aplicativo não receberá as notificações push.
Desabilite o modo para voltar a receber notificações.
6) O dispositivo está em modo “Avião”
Se o seu iPhone ou iPad está em modo “Avião”, o aplicativo não receberá as notificações push.
Desabilite o modo para voltar a receber notificações.
7) Se o aplicativo está aberto, em qualquer tela, não receberá a notificação push
Se o usuário estiver com o aplicativo aberto e navegando entre as telas ou vendo algum conteúdo, no momento em que você envia uma notificação push, o usuário não irá ver a notificação, pois o aplicativo já está aberto.
Este é o modo padrão de funcionamento das notificações push.